PLANO DE AULA

Dinâmica para o Primeiro Dia de Aula

OBJETIVO GERAL: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade, espontaneidade e a amizade.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Atividade inicial para promover aproximação entre as crianças.

-Pedir as crianças para levantarem e formarem uma roda.Explicar que irá tocar uma música (infantil),e que quando ela parar deverá abraçar o (a) colega que está do lado.A criança que não tiver par o (a) professor (a) fará par com ela.Para terminar, todos vão abraçar quem ainda não abraçou e voltar aos seus lugares.

PLANO DE AULA SEMANAL

PERÍODO: 02/02/10 à 12 /02/10

1º MOMENTO

  • Música;
  • Oração;
  • Rodas de conversas;
  • Calendário;
  • Jogos;
  • Pseudo-leituras.

2º MOMENTO

  • Identidade e autonomia;
  • Linguagem oral, gestual, leitura e escrita;
  • Conhecimentos matemáticos;
  • Natureza e sociedade;
  • Música;
  • Movimento;
  • Ensino Religioso;
  • Artes visuais.

-CAPACIDADES:

  • O Eu e o Outro;
  • Identificar e nomear as pessoas com as quais convive na escola;
  • Reconhecer sua imagem e algumas partes do corpo;
  • Respeitar a diversidade das formas da expressão oral no ambiente escolar e extra escolar;
  • Diferenciação de desenho e escrita;
  • Movimentação correta das letras (esquerdo-direita, de cima para baixo);
  • Ler escrever o próprio nome e outros nomes conhecidos;
  • Reconhecer e identificar as letras do alfabeto;
  • Realizar escritas espontâneas e direcionadas;
  • Explorar e identificar as propriedades das figuras geométricas;
  • Reconhecimento de numerais nos diferentes contextos em que eles se encontram;
  • Marcação de tempo por meio de calendários;
  • Representar números de 0 a 9 utilizando os símbolos correspondentes,relacionados as respectivas quantidades;
  • Adquirir autonomia nas decisões e ser capaz de disciplinar-se;

Construir conhecimentos relacionados aos sentidos, higiene do corpo, dos alimentos;

  • Ampliar as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais;
  • Apreciar diferentes gêneros musicais;
  • Respeitar e cuidar dos objetos produzidos individualmente ou em grupo;

-TEMAS:

  • O nome próprio, e outros nomes;
  • Hábitos de higiene;
  • O corpo;
  • Contação de histórias;
  • Conversas informais;
  • Trabalho com textos diversificados: música, bilhetes, etc.
  • Alfabeto;
  • Escrita espontânea
  • Figuras geométricas-cor, forma, espessura;
  • Sistema numérico-contagem/quantificação/leitura, escrita;
  • Calendário;
  • Observação de regras;
  • O corpo;
  • Órgãos do sentido;
  • Hábitos de higiene;
  • Alimentação;
  • Condutas de base-equilíbrio, postura, respiração voluntária, coordenação dinâmica global (visual e motora):

-arrastar-se, engatinhar, subir/descer, andar, correr, saltar, pular, saltitar, rolar, puxar/empurrar, atirar/receber;

Habilidades: manipulativas: apalpar, balançar, bater, etc.

  • Gestos;
  • Rimas;
  • Cantigas de roda;
  • Respeitar e cuidar dos objetos produzidos individualmente ou em grupo.

-RECURSOS DE APRENDIZAGEM:

  • Fichas com nomes;
  • O próprio corpo;
  • Brincadeiras;
  • Músicas;
  • Histórias;
  • Jogos .
  • AVALIAÇÃO: Diária com objetivos de identificar os avanços e dificuldades individuais, para prosseguir ou refazer o planejamento, adequando-o as necessidades da sala.

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“Cada criança que cria,

Recria a criança

Dentro do seu mestre”

Paulo Freire

PLANO DE AULA SEMANAL

PERÍODO: 22 /02/10 à 05/03/10

1º MOMENTO

  • Música;
  • Oração;
  • Rodas de conversas;
  • Calendário;
  • Jogos;
  • Pseudo-leituras

2º MOMENTO

  • Identidade e autonomia;
  • Linguagem oral, gestual, leitura e escrita;
  • Conhecimentos matemáticos;
  • Natureza e sociedade;
  • Música;
  • Movimento;
  • Ensino Religioso;
  • Artes visuais.

-CAPACIDADES:

  • O Eu e o Outro;
  • Realização de pequenas ações cotidianas ao alcance para que adquira maior independência;
  • Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo;
  • Participar das interações cotidianas de sala escutando e expondo no momento certo;
  • Diferenciação de desenho e escrita;
  • Movimentação correta das letras (esquerdo-direita, de cima para baixo);
  • Compreender para que serve a língua escrita;
  • Ler escrever o próprio nome e outros nomes conhecidos;
  • Reconhecer e identificar as letras do alfabeto;
  • Descobrir as características e propriedades dos objetos;
  • Reconhecimento de numerais nos diferentes contextos em que eles se encontram;
  • Marcação de tempo por meio de calendários;
  • Adquirir autonomia nas decisões e ser capaz de disciplinar-se;
  • Construir conhecimentos relacionados à higiene do corpo, dos alimentos e do ambiente;
  • Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
  • Ampliar as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais;
  • Utilizar a linguagem musical para expressar suas ideias, sentimentos, necessidades, construindo conhecimentos e enriquecendo sua capacidade expressiva;
  • Respeitar e cuidar dos objetos produzidos individualmente ou em grupo.
  • Apreciar atitudes de respeito com o próximo;

-TEMAS:

  • O nome próprio, e outros nomes;
  • Alfabeto;
  • Hábitos de higiene;
  • Lista de combinados da sala;
  • Conversas informais;
  • Trabalho com textos diversificados:

-o nome próprio;

-os nomes dos colegas, professores;

-música, bilhetes, etc.

  • Noções matemáticas:

-grandeza-pequeno/grande, alto/médio, largo/estreito;

  • Sistema numérico-contagem/quantificação/leitura, escrita;
  • Tempo-antes/depois, manhã/tarde/noite, dia/semana/mês/ano;
  • O corpo;
  • Hábitos de higiene;
  • Escola-sala de aula-colega;
  • Condutas de base-equilíbrio, postura, respiração voluntária, coordenação dinâmica global (visual e motora):

-arrastar-se, engatinhar, subir/descer, andar, correr, saltar, pular, saltitar, rolar, puxar/empurrar, atirar/receber;

  • Sons: graves/agudos, longo-curtos, forte-fracos, som/silêncio (contextualizadas);
  • Gestos;
  • Atividades que possibilitem o desenvolvimento do respeito e cuidado dos objetos produzidos individualmente ou em grupo.
  • Contação de histórias;

-RECURSOS DE APRENDIZAGEM:

  • Fichas com nomes;
  • O próprio corpo;
  • Brincadeiras;
  • Músicas;
  • Histórias;
  • Jogos .

-AVALIAÇÃO: Diagnóstica no sentido de buscar pistas para planejar/replanejar adequando as atividades de ensino-aprendizagem.

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“BRINCAR COM CRIANÇAS NÃO É PERDER TEMPO, É GANHÁ-LO; SE É TRISTE VER MENINOS SEM ESCOLA, MAIS TRISTE AINDA É VÊ-LOS SENTADOS ENFILEIRADOS EM SALAS SEM AR, COM EXERCÍCIOS ESTÉREIS, SEM VALOR PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM.”

(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)

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